sexta-feira, 8 de março de 2013

O que é o Asterisk?


Bom Galera!!!
Decidi fazer um post aqui, para pessoas que não conhece esse sistema fantástico que é o ASTERISK. Vou fazer uma breve explicação para que fiquem mais informadas do assunto. Tive conversando com alguns amigos que trabalham na área de informática, e poucos conhece sobre o sistema e por isso estou escrevendo este POST.

Bom, tudo que quero explicar já tem em vários sites pela rede, então encolhi um e disponibilizei para vocês.

Asterisk é um poderoso software livre que permite transformar um ordinário PC numa poderosa central telefónica multi protocolo. É licenciado através de uma licença do tipo GPL - Gnu Public License. A Digium, empresa que promove o Asterisk, investe em ambos, o desenvolvimento do código fonte e em hardware de telefonia de baixo custo que funciona com o Asterisk. O Asterisk funciona sobre uma plataforma Linux ou outras plataformas Unix com ou sem hardware conectando à rede pública de telefonia.



O Asterisk permite conectividade em tempo real entre a rede pública de telefonia e redes VoIP. A rede pública de telefonia é frequentemente referida pela sua sigla em inglês PSTN (Public Switched Telephony Network).
O Asterisk integra telefones, computadores, Rede LAN e a Internet numa única plataforma. Baseado em tecnologias abertas e protocolos padrões de mercado, este sistema tem as funcionalidades de correio de voz, correio electrónico, atendimento automático, unidade de resposta audível (URA), distribuição automática de chamadas (DAC) e integração entre telefonia e computadores, além da conectividade com o PBX da empresa e com a rede pública de telefonia comutada (STFC) e móvel.

Características do sistema:

• Sistema de telefonia IP-PBX;
• Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
• Unidade de Resposta Audível (URA);
• Correio de Voz com integração com o correio electrónico;
• Relatório e estatísticas das chamadas;
• Facilidade de administração e gestão através da Web;
• Compatível com os PBX’s analógicos;
• Compatível com os telefones digitais IP;
• Conectividade com troncos analógicos e digitais;
• Sistema voltado para pequenas e médias empresas.

Funcionamento do Asterisk:


O Asterisk interliga-se com a rede de dados através de uma porta Ethernet de 100Mbps, com a possibilidade de activar um firewall e fazer o controle de banda para os telefones IPs, caso seja necessário.

Para interligar-se com o PBX Analógico ou STFC, o Asterisk possui vários tipos de modelos de placas, com interfaces FXS, FXO, E1, T1 e PRI. É possível também utilizar qualquer produto VoIP padrão de mercado, como por exemplo do fabricante Sipura, Linksys, Grandstream, Mediatrix, Micronet ou outro qualquer, tanto para portas FXS como para portas FXO.
A figura mostra um exemplo de uma empresa utilizando o sistema Asterisk, onde todos os telefones IPs locais e de sites remotos conectam-se ao servidor VoIP localizado na matriz através da Internet. Como exemplo de mobilidade, o IPFone utilizado na Residência tem acesso a todos os ramais da empresa, incluindo os ramais analógicos da central PBX, sendo possível também capturar uma linha telefónica de qualquer PBX, tanto na matriz com nos sites remotos.

Benefícios do Asterisk, além dos serviços tradicionais de telefonia:

• Plano unificado de numeração entre vários escritórios distribuídos em várias localidades;
• Interligação de centrais PBX, permitindo que os ramos de 2 ou mais PBX falem entre si com custo zero;
• Possibilidade de capturar uma linha remota de um outro PBX, fazendo com que a ligação internacional e nacional sejam tarifadas como ligação local;
• Possibilidade de conexão simultânea com diversas redes VoIP;
• Arquitectura distribuída e com gestão centralizado;
• Facilidade de administração via Web;
• Mensagem unificada;
• Média de economia de 50% para ligações internacionais e nacionais;
• Provê funcionalidades de PBX de grande porte com custo acessível também para as pequenas e médias empresas;
• Permite a criação de ramais para clientes, fornecedores e parceiros, facilitando a comunicação sem que haja custo na ligação;
• Integração da empresa, aumentando a produtividade dos funcionários em deslocamento: vendedores, executivos em viagem, “presença virtual”.

Comentário

A telefonia convencional está a mudar e PBXs baseados em comutação de circuitos estão a tornar-se produtos obsoletos. A tecnologia VoIP expandiu muito nos últimos anos e está a começar a tornar-se o padrão de comunicação das empresas corporativas e até das pequenas/médias empresas e residências.

Os novos equipamentos IP-PBXs permitem uma verdadeira convergência na área de telecomunicações, integrando voz e dados na mesma rede, proporcionando a unificação de mensagens, o aumento de produtividade e fornecendo todos esses elementos e muito mais num único produto, fácil de gerir.

Baseada em uma solução software, esta arquitectura assegura uma grande escalabilidade, redução de custos (sem a necessidade de trocar o equipamento em caso de expansão), flexibilidade, confiabilidade, facilidade de administrar e gerir, suporte para equipamentos legados, tudo isso num sistema que opera no mesmo ambiente heterogêneo da Rede de dados. Sem dúvida, uma grande evolução nas telecomunicações.

fonte: http://www.asterisk.pt/o-que-e-o-asterisk.html

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